Contramestre Ferpa

Ferpa 1Antonio Márcio M. Castro (Ferpa), natural de Fortaleza-CE iniciou a prática da Capoeira aos 12 anos de idade em Campinas-SP no ano de 1996 com os amigos de escola após assisti-los numa apresentação em comemoração ao Dia do Folclore e em 1997  com o Mestre Biro do Grupo de Capoeira Cordão de Ouro que na época desenvolvia um projeto social “Oratório Dom Bosco” no Colégio Salesiano São José reunindo cerca de 50 crianças nos finais de semana.

“Ficávamos cerca de 3 horas todo sábado e domingo. Tinha a cantoria, recreação, o treinamento de base e floreios na grama além de muita roda de capoeira”.

Como as aulas aconteciam apenas aos sábados e domingos, logo começou a treinar durante a semana na academia do Mestre Cícero no centro da cidade.

“Além das aulas, o mestre reunia alguns alunos no período da tarde e passava os treinos especiais”.

Ao receber o cordão de aluno graduado, Ferpa passou a acompanhar apenas os treinamentos com o Mestre Cícero.

Em 2002 recebeu o cordão de instrutor de Capoeira e a partir de 2003 tornou-se responsável pelo grupo de shows da academia e começou a participar do principal encontro do Grupo Cordão de Ouro, o Capoeirando, vivenciando treinamentos com mestres renomados como: Suassuna, Jogo de Dentro, Ramos, Espirro Mirim, Peixinho, Gato, Acordeon, Onça, Virgílio, Cobra Mansa, Decânio, João Grande, entre outros.

Em 2004 realizou sua primeira viagem internacional para Estocolmo (Suécia) e Berlin (Alemanha) participando de eventos do Grupo Cordão de Ouro e ministrando workshops de Capoeira e Maculelê.

Em 2006 começou a desenvolver o próprio trabalho com aulas de Capoeira para crianças e adultos em Barão Geraldo e realizou o 1º Intercâmbio Quebrada na Ginga reunindo capoeiristas da Suécia e diversos estados do Brasil.

Em 2008 recebeu de Mestre Cícero a graduação de Professor de Capoeira junto ao seu parceiro de treino Pai Pequeno (Renato Birolli) no encontro Brasileirão.

Em 2009 iniciou o ensino da Capoeira para crianças em escolas de Educação Infantil em Campinas e no projeto NAS – Núcleo de Ação Social.

Em 2010 realizou o 1º Encontro Nacional Quebrada na Ginga integrando os familiares e alunos da academia e projetos sociais. No mesmo ano recebeu de Mestre Cícero a graduação de Contramestre de Capoeira.

Em 2011 começou o curso na Faculdade de Educação Física da PUC Campinas e ministrou cursos de Capoeira em eventos na Suécia, Bolívia e Argentina.

Em 2013 começou a lecionar a Capoeira como conteúdo curricular em turmas de ensino fundamentalI e em 2014 formou-se Professor de Educação Física nas áreas de Licenciatura e Bacharelado.

Em maio de 2016 completou 10 anos de trabalhos desenvolvidos com a Capoeira em Barão Geraldo em academias, núcleos sociais e escolas de educação infantil, assim como, participou de eventos do Grupo Cordão de Ouro na França, Suécia e Finlândia ministrando aulas para crianças e adultos.

“A ideia é sempre dar uma contribuição positiva para a sociedade. Educar, motivar, incluir e dar bons exemplos através da Capoeira “

Final

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: